quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

"O"

A civilização que confunde os relógios com o tempo, o crescimento com o desenvolvimento e o grandote com a grandeza, também confunde a natureza com a paisagem, enquanto o mundo, labirinto sem centro, dedica-se a romper o seu próprio céu.

"American dream",1790, já lá vai o tempo em que milhares de pessoas provenientes dos 4 cantos do mundo, lá chegavam, por terra ou por mar, acreditando plenamente que quem tivesse a sorte de pisar solo americano, muito provavelmente se tornava rico e senhor de terras, e que nessas terras se semeavam maçãs e nasciam dollars, se construiam casas de palha e de terramotos apareciam grandes mansões!

A vida era dura, o trabalho era de sol a sol (agora também mas sem o chicote), pouco se comia, dormia, o tempo em familia era practicamente inexistente e à luz de velas.
Ainda eram os próprios que plantavam as suas batatas e couves.
Muitos deles viam o seu sonho descambar, e ainda nem sequer tinham começado.
Roubava-se aos ricos, andavam armados e matavam sem pudor, não havia sequer compaixão por quem não tivesse abrigo, então se fossem irlandeses, pior...eram banidos à catanada!
Os senhores continuavam senhores, mesmo que se do emigra dependessem. A peste, essa era negra, os ratos confundiam-se com cães, os homens com animais, e a riqueza era pura vigarice!


Agora, se quiseres viver um sonho, liga a televisão e vê a Oprah...

Sem comentários: